Utilidades
Profissionais da contabilidade atravessam o país em busca de conhecimento
Cerca de 300 profissionais da Região Norte participarão do X Encontro Nacional da Mulher Contabilista no Paraná
Profissionais de todo o Brasil se reúnem, de 12 a 14 de agosto, em Foz do Iguaçu (PR), para participar do X Encontro Nacional da Mulher Contabilista (ENMC). O evento conta com 2 mil inscritos, dos quais 272 são da Região Norte.
O X ENMC é uma realização do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), em parceria com o Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR), Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC) e Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon). O evento é o ponto alto do projeto Mulher Contabilista, que busca reconhecer o papel feminino no desenvolvimento da profissão e da sociedade, e ocorre a cada dois anos, desde 1991, debatendo temas relativos à área contábil e de relevância para o País. Em suas edições, o ENMC reuniu personalidades como a jornalista Glória Maria e o maestro João Carlos Martins, entre outros.“O objetivo vai além da qualificação profissional, ele incentiva a participação das mulheres na vida social e política do País”, explica Maria Clara Cavalcante Bugarim, controladora-geral de Alagoas, presidente da Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon) e coordenadora nacional do projeto Mulher Contabilista.
A mobilização das mulheres para o encontro tem apoio das coordenadoras estaduais do projeto Mulher Contabilista. Em números absolutos, o Pará é o Estado que mais tem inscritos na Região Norte – são 87 até o momento. “Ao longo do ano realizamos várias ações de qualificação e de troca de experiências. Em março, num encontro realizado em homenagem ao Dia da Mulher, lançamos o evento e, a partir de então, temos reforçado a importância da participação, não só da profissional da contabilidade, mas dos profissionais também”, conta Maria de Fátima Cavalcante Vasconcelos, coordenadora do Mulher Contabilista do Pará.
Maria de Fátima afirma ainda que as mulheres participarão ativamente do XENMC. “Estamos levando artigos típicos do Pará para expor no estande da Região Norte, lá em Foz do Iguaçu, e material com ações do projetoMulher Contabilista no Estado.” Para ela, o evento é um momento importante de troca de experiências.
A programação do X ENMC inclui grandes nomes da contabilidade mundial. A presidente da International Federation of Accountants (Ifac), Olivia Kirtley, participará do painel que debaterá o novo mercado contábil e como se manter nele diante da competitividade. A diretora de Governança Global do Banco Mundial, Sâmia Msadek, falará sobre governança e sucessão em empresas familiares. O encontro também discutirá a liderança focada em resultados e a estratégia da gestão de pessoas com a diretora da in9 Soluções em Treinamento & Desenvolvimento e Consultoria Empresarial, Adriana Albuquerque.
Além disso, desde 2007 o evento promove o talk show Mulheres que fazem a diferença, no qual personalidades de diferentes áreas contam como venceram barreiras e se firmaram profissionalmente. Entre as convidadas deste ano estão a presidente da Suriana e ex-diretora executiva da Alpargatas, Ângela Tamiko Hirata; a professora do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Sonia Guimarães; a deputada federal Christiane Yared, e a atriz Marisa Orth. A mediação será feita pelo ator e cantor Daniel Boaventura. A programação completa pode ser conferida em www.encontromulher.com.br.
O evento ocorre de 12 a 14 de agosto, no Centro de Convenções do hotel Recanto Cataratas, em Foz do Iguaçu-PR. As inscrições ainda estão abertas e podem ser feitas no site do evento (www.encontromulher.com.br).