Utilidades
O que fazer por um Brasil melhor? Doravante a gestão!
Menos política e mais gestão
Menos política e mais gestão. Neste momento, é o que de melhor se poderia fazer pelo bem do Brasil. A rádio Jovem Pan finaliza nesta quarta-feira, dia 4, num grandioso evento em São Paulo, sua bela campanha intitulada O que fazer por um Brasil melhor,
A MPE bem conduzida avaliaria quanto ou em que grau as tais ideias apresentadas na campanha seriam capazes de influenciar positivamente a conquista destes desejos. Por esta análise seria perfeitamente possível estabelecer uma ordem de prioridade para implementação das ideias selecionadas. E, para estas, seria definido um plano de ações, com datas e responsáveis por sua implementação. Sequencialmente, a cada proposta implementada o país estaria mais próximo de satisfazer as expectativas dos brasileiros. Como vemos, seriam dois passos gerenciais: a MPE e depois os planos de ações. Parece complexo, mas não é. É muito simples. É pura gestão.
Em 2009, a entidade The Alliance for American Manufacturing editou, com autoria do jornalista Richard McCormack e outros dez professores e pesquisadores, o livro Manufacturing a better future for America. A iniciativa foi um esforço coordenado para denunciar os graves efeitos da desindustrialização do país e catalisar as forças da sociedade americana em defesa dos interesses da nação. E, como sabemos, pragmatismo não falta aos americanos. Coincidência ou não, hoje os Estados Unidos já estão deixando a crise para trás e vivendo dias melhores.
Assim como lá, oxalá aqui, a campanha da Jovem Pan possa ajudar a conduzir o Brasil a melhores tempos. Sim, é possível, desde que, doravante, façamos mais gestão e menos política. Desta tese, suponho, devem convir também a Jovem Pan e seus entrevistados.