Utilidades
A necessidade de uma sociedade que aprende
Contudo, por que não expandir os horizontes e criar uma sociedade que aprende?
Em Administração de Empresas muito se fala em criar, nas organizações, a cultura de organização que aprende (learning organization), organizações que priorizam a educação e o aprendizado continuo de seus colaboradores. Contudo, por que não expandir os horizontes e criar uma sociedade que aprende?
Primeiramente, observa-se que é muito difícil de implantar este tipo de cultura em organizações, especialmente brasileiras, justamente porque a cultura de que estudar, aprender continuamente, desenvolver-se intelectualmente não está enraizada em nossa sociedade. No geral, as pessoas por aqui tendem a considerar treinamentos, palestras e workshops, desperdício de tempo e burocracia, o que é uma inverdade. Como, então, poderíamos mudar este pensamento?
Para responder a esta questão, é simples: precisamos de uma mudança cultural, é preciso ensinar desde as nossas crianças qual a importância do aprendizado – não da “decoreba” ou boas notas (estas ultimas importantes, mas não essenciais, uma vez que são consequência) –, de buscar sempre mais e mais conhecimento e o quão valioso este é nos dias de hoje.
Aos profissionais, especialmente, cada vez mais tem-se cobrado conhecimento e mais conhecimento. Uma graduação hoje, é como ensino médio há 8 ou 10 anos atrás: requisito básico. Os profissionais mais antenados têm buscado outros diferenciais, como pós-graduação, mestrado profissional, estudar fora por um tempo, cursos de aperfeiçoamento, proficiência em idiomas, trabalho voluntário... enfim, qualquer forma de obter conhecimento e permanecer aprendendo.
Mesmo aqueles que desejam ter um negócio próprio não podem se acomodar e parar de estudar. É preciso estar atento ao mercado e sempre em busca de mais conhecimento, seja em cursos livres, livros ou mesmo conteúdo na internet. Informação e conhecimento são, cada vez mais, requisitos essenciais para o sucesso tanto de um profissional quanto de um empreendedor.
Posto isto, é certo que para termos verdadeiras organizações que aprendem no futuro, precisamos começar hoje a construir uma sociedade aberta ao conhecimento e que entenda a importância de manter-se aprendendo e adquirindo, cada vez mais, conhecimento.