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A importância e o Papel do Administrador

Será que o mercado enxerga a importância desta profissão?

Autor: Telmo Santos MarinsFonte: Revista IncorporativaTags: empresariais

Diz a história que os primeiros administradores iniciaram suas atividades como profissionais contratados, no século VII, com a finalidade de gerirem as companhias de navegação inglesa. Já, naquela ocasião, havia a preocupação de criar padrões nas atividades exercidas naquele tipo de organização. Mais tarde, no século XIX, em 1881, criou-se nos Estados Unidos a Wharton School.

No Brasil, a profissão de administrador começou a ganhar certa notoriedade, em 1952, através da primeira escola a oferecer o curso superior de Administração, no Rio de Janeiro. Com o passar dos anos a profissão foi crescendo, até ser regulamentada em 9 de setembro de 1965, através da lei nº 4.769.

Poderíamos aproveitar o momento e fazermos uma retrospectiva da história econômica do Brasil, citando, por exemplo: na década de 70 o chamado Milagre Econômico; na década de 80 o “Plano Cruzado” do governo Sarney; na década de 90 o “Plano Real” e por fim, a chegada dos anos 2000, com a economia estabilizada e o aumento de competitividade. É claro que durante todo este ciclo, muitos “administradores” deram inúmeras contribuições, não só para as empresas que dedicaram seu tempo e seu conhecimento, mas, também, para o crescimento da “Nação”. E aqui cabe uma reflexão: Será que o mercado enxerga a importância desta profissão?

Costumo dizer que somos os “clínicos gerais” de qualquer tipo de organização. Através das funções administrativas, bem como a utilização de princípios, técnicas e recursos. Somos capazes de identificar e solucionar problemas em empresas, independentemente do seu tamanho. E mais ainda, a capacidade que temos em adequarmos as estruturas organizacionais, com a política econômica do país, conforme citei sobre as décadas passadas.

É de suma importância, diante de tanta corrupção, que o administrador no exercício de sua profissão não se deixe levar pelas “tentações” e atue com ética e responsabilidade.

Por fim, para responder a pergunta acima, convido os leitores a uma reflexão:

• Administrar é ciência, pois aplicamos metodologias e teorias em busca da máxima eficiência, não desprezando a eficácia.

• Administrar é técnica, compete a este profissional a utilização e aplicação de princípios e técnicas, de acordo com o problema encontrado.

• Administrar é arte, somos capazes de melhorar e transformar empresas através do recurso mais precioso que dispomos, ou seja: “PESSOAS”.

• Espero que não só nesta data, mas em todos os momentos possamos melhorar e transformar a vida de milhares de pessoas que dependem, direta ou indiretamente, de nossa profissão!