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O papel do líder nas empresas

Mas a liderança não é exibir poder, e talvez seja essa a principal distinção de um líder enquanto direciona sua equipe em busca dos objetivos.

Autor: Leslie SilvaFonte: Administradores.com

No mundo organizacional fica cada vez mais nítido que, pessoas são os recursos mais importantes dentro de uma organização. Afinal, o chamado grupo de colaboradores que compõe uma empresa é a alma do negócio e é com eles que surgem ideias,sugestões,melhorias e críticas para um trabalho eficaz e de qualidade; e para que isso aconteça cabe ao líder incentivar seu grupo para a melhoria da organização.

Mas a liderança não é exibir poder, e talvez seja essa a principal distinção de um líder enquanto direciona sua equipe em busca dos objetivos. Seu papel é se relacionar com toda a equipe, tendo sempre a iniciativa de ajudar e lutar diretamente em busca de resultados almejados, contribuindo para fazer do clima organizacional um ambiente sempre produtivo.

Um bom líder é aquele que trabalha junto à equipe trazendo bons resultados, através do desempenho de sua equipe, incentivando o crescimento e preservando a harmonia e o bem estar do grupo.

Para desenvolver bem o seu papel, um bom líder tem que ter algumas características essenciais para atingir de forma excelente os resultados almejados : Ambição e energia (vontade, desejo de prosperar e desenvolver.) ; desejo de liderar, integridade, honestidade, autoconfiança, inteligência, conhecimento e ser integrador. Os lideres ouvem os liderados,compartilham as decisões, e se concentram nas pessoas, enfim, zelam por um conjunto de competências, ou seja, um conjunto de habilidades,conhecimento e atitudes.

O bom líder compartilha a visão da empresa, serve de exemplo na prática dos princípios e valores organizacionais, alinha as pessoas em torno de um objetivo, e o principal : é fonte de inspiração, seu foco está em desenvolver pessoas,construir relações e promover inovações.

Cabe a ele também preparar sua equipe para resultados inesperados; um líder deve sempre motivar e desenvolver profissionais desta forma, e precisam estar focados nos objetivos da empresa, por isso é importante sempre estar atendo e em busca de soluções para qualquer tipo de situação, antes que prejudique o desenvolvimento da empresa e não apenas o seu setor.

Outra característica importante no bom líder é a capacidade que tem de encontrar outros líderes em sua própria equipe. É possível enxergar um bom líder quando ele ainda é apenas membro de uma equipe, pois a liderança se manifesta de forma natural,na medida em que o grupo segue sua orientação.O líder natural é aquele que é respeitado pelo grupo e que quando um membro precisa de ajuda recorre a ele.

Inspirar, desenvolver pessoas, e principalmente servir apoiando e caminhando junto da sua equipe , para que essas alcancem metas e resultados conquistando cada vez mais objetivos ousados e se realizem plenamente dentro e fora da empresa. Este é o verdadeiro papel de um líder.