Utilidades
Número de cheques pré-datados cresce 0,30% em janeiro, diz TeleCheque
O número de cheques pré-datados aumentou 0,30% no primeiro mês de 2009, na comparação com o mesmo período de 2007
O número de cheques pré-datados aumentou 0,30% no primeiro mês de 2009, na comparação com o mesmo período de 2007, revela estudo da TeleCheque divulgado nesta quinta-feira (26).
Isso porque o volume de folhas pré-datadas emitidas alcançou 79,92% do total transacionado em janeiro.
Negociações flexíveis
De acordo com o vice-presidente da TeleCheque, José Antônio Praxedes Neto, "como o país sofreu uma redução na oferta de crédito, o varejista continua apostando no cheque como uma opção vantajosa de vender mais e, ainda, proporcionar aos clientes facilidades de prazo e parcelamentos."
Entretanto, apesar da alta ocorrida em relação a 2007, na comparação com o mês imediatamente anterior, o uso do cheque pré-datado recuou 0,98%. A queda, ainda segundo Praxedes, deve-se à preocupação do consumidor com as dívidas adquiridas no final do ano e com as despesas comuns de início de ano.
"Essa queda é natural, refletindo os gastos de final de ano. Já em janeiro, o consumidor fica mais atento devido ao acúmulo das despesas de início de ano", disse.
Indicador por estado
Em janeiro, os maiores índices de cheques pré-datados foram verificados no Maranhão (91,62%), Rio Grande do Norte (88,53%) e Pernambuco (88,36%).