Carregando...

Acompanhe as últimas notícias sobre contabilidade nas principais áreas.

Utilidades

Risco de default da economia dos united states of america (usa)

Com uma Dívida Externa astronômica, que representa 120% do seu PIB, é fato verossímil que para tamanho problema, o REMÉDIO deve ser equivalente, mesmo sabendo dos RISCOS e de seus efeitos colaterais, sua ingestão é inevitável.

Autor: Elenito Elias da Costa e Levy da Costa

INTRODUÇÃO

Com o mundo passando por adversidades, desafios e problemas, é plenamente plausível entender que as consequências desses fatos e acontecimentos, afetam consideravelmente as grandes Economias, principalmente daqueles países do primeiro mundo (USA, Europa), mas sabemos que qualquer sistema hegemônico, deve sofrer para manter a sua sustentabilidade e principalmente a sua continuidade, haja vista, que os países em desenvolvimento estão buscando soluções para evoluir e se desenvolver nesse cenário que nos parece bastante nebuloso e pós pandêmico.

O mesmo temor que assola os USA, traz consigo o despertar assustador de Úrsula Vanderlinde na Europa, pois ambos estão com a mesma moléstia, que tende a se agravar em caso de maior hiato temporal, e o delongar dos conflitos bélicos.

É sabido que todo SISTEMA, por mais sólido que seja, passa por intempéries para manter a sua estabilidade, já, que historicamente, sabemos que um dia, ele deve entender o que nos ensina LAVOISIER.

Os países pilhados, que mantem os escravos modernos, estão saindo da CAVERNA DE PLATÃO, não desejam continuar a ser O IDIOTA (Dostoievsky), pois desconhece O CRIME E CASTIGO (Dostoievsky) que cometeram, não entendem por que brigar com OS IRMÃOS KARAMAZON (Dostoievsky), pois convive com OS DEMÔNIOS (Dostoievsky), e mesmo nesse INFERNO (Dante e Dan Brown), enfrentarão com a A ARTE DA GUERRA (Sun Tzu), mesmo adestrado por uma RELIGIÃO (Bíblia Sagrada), e uma CONSTITUIÇÃO FEDERAL que só exige OBRIGAÇÃO e negam seus DIREITOS, pois não teme mais suas ameaças, e estão quebrando os grilhões que os acorrentavam, entenderam o que nos ensina CHARLES DARVIM (Lei da Preservação das Espécies) , refletem sobre a ISAAC NEWTON (Lei da Relatividade), aprenderam com PRUST (Lei das Proporções Definidas) e HOWARD GARDNER (Mentor da Teoria das Múltiplas Inteligências), e já pensam como YUVAL NOAH HARARI (Sapiens, Homo DEUS, 21 Lições do Século XXI, Notas sobre a Pandemia e Nexus), mesmo não desejando ser O PRINCÍPE (Nicolau Maquiavel), pois conhecem O DISCURSO DO MÉTODO (Reneé Descartes), e sabem das verdades em ASSIM FALOU ZARATRUSTRA, ALÉM DO BEM E DO MAL e A GAIA CIÊNCIA (todos de Friedrich Nietzsche), pois, chega de receber migalhas (péssima educação, baixa qualidade da saúde e péssima infra- estrutura) , que geram desigualdades e elevam os agravos sociais.

Se o leitor, pudesse entender, quão importante é a interpretações dos livros citados, as Convenções acima mencionadas, teriam a absoluta certeza que poderiam agir e adotar atitudes diante das potencialidades econômicas que o Brasil e os demais países possuem.

O JOGO ESTÁ VIRANDO

Sabíamos que um dia quem foi humilhado um dia será exaltado, pois quem foi REI nunca perde a majestade, mesmo diante da sobrevivência com diversos obstáculos, pois não é nada fácil, mas viveremos, beberemos, e comeremos com o suor do nosso rosto, mesmo cometendo erros, mas aprenderemos com eles, pois nos disseram que somos a imagem e semelhança do criador, e que talvez sejamos realmente divinos.

Por mais de 250 anos, estando na posição de escravos modernos, de servidor da gula do Capital e do Poder, um dia poderíamos beber dá mesmo água que bebem os nossos senhorios, e ter pelo menos três refeições por dia, ir à escola e ter saúde de qualidade, pois hoje, sabemos que devemos aprender o mais rápido possível a conviver com a Inteligência Artificial e a Computação Quântica, pois a moeda de maior valia é A LUZ DO CONHECIMENTO, negado por diversos anos de nossa existência.

O mais incrédulo é que somos fruto dessa mesma gula de Capital e de Poder, que não conseguiu entender que um dia a FÊNIX poderia ser gerada pelos o excesso de desigualdade e dos elevados agravos social que nos foram submetidos.

A ausência de valores e princípios, esquecidos pela minoria, que não deseja compartilhar a sua comida, um dia, nos levaria até a sua mesa, em igualdade de condições, mas sabemos que a ausência de humildade deve ter o seu devido preço.

Sabemos que a MUDANÇA, diante da Nova Rota da Seda, capitaneado pelo Centro do Mundo (CHINA em Mandarim), e deve acelerar a Nova Ordem em Transformação, mesmo reconhecendo os RISCOS, e dos problemas consequentes dos efeitos colaterais, mas não se faz uma omelete sem quebrar os ovos.

Não somos somente corpo e alma e sim, também a ENERGIA que possuímos, mas muitos não conseguem compreender o poder que nos foi concedido, pois o atual SISTEMA terá somente duas espécies os INCLUÍDOS e os EXCLUÍDOS, mesmo reconhecendo a grande contribuição sociologia de ELY CHINOY em seu livro Introdução a Sociologia, quando nos ensina a estratificação da pirâmide social.

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Como pesquisadores e escritores, fizemos uma aferição nas diversas Inteligências Artificiais ocidentais (USA e Europa), mesmo em seu idioma original (Inglês), e por outro lado, fizemos a mesma pesquisa nas outras IA”s não convencionais (Ernie e Klink, ambas, da TENCENT, em Mandarim, da China e Yandex da Rússia), e fizemos uma pequena comparação entre elas, e encontramos a seguinte avaliação abaixo.

Sabemos que muitos não tem essa condição, haja vista, a sua limitação educacional e cultural, mas diante do quadro e do cenário futuro, a fragilidade do SISTEMA, fica ainda mais evidente.

O crescimento da dívida externa dos Estados Unidos apresenta riscos significativos tanto para a economia interna quanto para a estabilidade econômica global. A dívida pública americana ultrapassou os 34 trilhões de dólares, representando mais de 120% do PIB, e as projeções indicam que esse número pode chegar a 134% até 2029

Essa situação gera preocupações sobre a capacidade do país de sustentar seu nível de gastos, especialmente em um contexto de aumento das taxas de juros e inflação.

Impactos Econômicos Internos

Aumento da Dívida e Taxas de Juros
O aumento da dívida está diretamente ligado à necessidade do governo de emitir títulos para financiar seus déficits. Isso pode levar a um aumento nas taxas de juros, uma vez que o governo pode precisar oferecer retornos mais altos para atrair investidores

Um aumento nas taxas de juros nos EUA não só encarece o financiamento da dívida, mas também pode desencadear uma onda de aversão ao risco nos mercados financeiros globais, impactando economias emergentes

Pressões Inflacionárias
Além disso, a inflação crescente e a necessidade de contenção do consumo podem resultar em uma pressão adicional sobre os juros. Especialistas alertam que um ajuste nas taxas pode ser necessário para evitar um colapso na confiança dos investidores

O cenário atual sugere que os EUA podem ter que conviver com juros estruturais mais altos por um período prolongado, o que complicaria ainda mais a situação fiscal do país

Riscos Globais

Efeitos na Economia Global
A dependência dos EUA em relação ao financiamento externo, especialmente da China e do Japão, aumenta sua vulnerabilidade. O modelo atual de "dívida excessiva" pode provocar agitações nos mercados financeiros internacionais, uma vez que o dólar americano é a principal moeda de reserva mundial

A instabilidade resultante pode afetar a confiança dos investidores estrangeiros e impactar as economias que dependem das exportações para os EUA.Conflitos Geopolíticos e Econômicos
A situação da dívida também se entrelaça com questões geopolíticas, como os conflitos no Oriente Médio. A intensificação desses conflitos pode levar a uma maior aversão ao risco nos mercados financeiros, exacerbando as pressões econômicas internas dos EUA e potencialmente afetando sua capacidade de manter gastos militares e sociais

Conclusão

O aumento da dívida externa dos EUA representa um risco considerável tanto para a economia americana quanto para a economia global. A combinação de altos níveis de endividamento, aumento das taxas de juros e pressões inflacionárias cria um ambiente econômico instável, onde as consequências podem se espalhar além das fronteiras americanas. À medida que os EUA enfrentam esses desafios, será crucial monitorar como suas políticas fiscais e monetárias evoluirão para mitigar esses riscos.” (PERPLEXITI AI)

CONCLUSÃO

Segundo a Economia DEFAULT é um termo financeiro que significa a incapacidade de uma entidade cumprir suas obrigações financeiras com o pagamento da dívida, ou juros, e mesmo com a capacidade de imprimir a moeda, o COLAPSO ronda, e as incertezas se elevam.

Devemos observar com certa peculiaridade, que a elevação da dívida externa americana, a situação atual de sua economia interna e externa, diante do custeio de sua máquina militar nos conflitos bélicos, agregada a situação calamitosa de sua Previdência em manter as aposentadorias e benefícios sociais, a oscilação e volatilidade de sua moeda, afetada ainda mais pela posição dos países do BRICS PLUS, e principalmente da CHINA, estão acelerando a deterioração da economia dos USA e da Europa, que já ambas estão sem oxigênio para sua recuperação.

Diante desse entendimento, acreditamos que o GREAT RESET em aplicação, pode gerar uma 3ª. WW, com o uso de artefatos nucleares, onde muitos hão de perecer, mesmo que represente a única solução, pois a PAZ é indubitavelmente desprezível no momento.

Quando os títulos públicos da 1ª. economia do mundo, são trocados por OURO, pelos grandes investidores, isso é prova incontestável de que o cenário futuro deve ser observado e estudado, inclusive as alternativas para a que recuperação, mesmo que tenha o agravamento e acirramento dos Conflitos Bélicos.

Quando a doença do paciente exige remédios amargos, mesmo sabendo de seus efeitos colaterais, é factível que precisamos administra-lo, pois a probabilidade de colapso é iminente.

Por ironia do destino, é a mesma metodologia utilizada pelos senhorios, que não desejam partilhar suas riquezas, e visam de todos as formas retornar ao que acontecia, é praticamente impossível, pois a MUDANÇA é a única palavra CONSTANTE, nesse processo.

Devemos entender que qualquer dos eleitos em Novembro/ 2024, ou seja, Kamala Harris, ou Donald Trump, ambos apesar de DEMOCRATA e REPUBLICANOS, visam se manter no poder, conservando o regularidade do SISTEMA, que convivem, pois ainda nenhum dos dois entenderam a MUDANÇA que reflete a Nova Ordem em Transformação, pois ninguém é REI eternamente.

Quando o PIB é ultrapassado pelo valor da Dívida Externa onde em cada 100 dias, eleva o valor dessa dívida em 60 bilhões de dólares, para manter o Custeio e Despesas com os Conflitos Bélicos e a Previdência, daí precisamos fazer uma reflexão com SINCRONIA RACIONAL, sobre o que nos orienta Karl Marx em O CAPITAL, observando os livros de Thomas Piketty, O CAPITAL DO SÉCULO XXI, e A IDEOLOGIA DO CAPITAL, e depurar o que cita Ray Dálio nos livros PRÍNCIPIOS e NOVA ORDEM EM TRANSFORMAÇÃO.

Pedimos desculpas aqueles que não compactuam com os escritos e respeitamos sinceramente suas opiniões, mas os fatos e acontecimentos nos levam a certeza do processo SISTÊMICO que devemos passar, mesmo não tranquilizador, pois a VERDADE nos obriga a conjecturar sobre os fatos.

Chegamos à conclusão que não há nada que resista a força e o poder de DEUS e da ICBM, quando em operação.