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Utilidades

AUDITORIA – uma seleta atividade profissional

Os profissionais que exercem a AUDITORIA como seu labor, devem rever suas estratégias e planejamento

Autor: Elenito Elias da CostaFonte: O Autor

“A busca da veracidade dos fatos inseridos nos controles e nas Demonstrações Contábeis e Financeiras com o fito de expedir um relatório ou parecer, exige maior capacitação e qualificação do profissional.” (Elenito Elias da Costa).

Introdução

Os profissionais que exercem a AUDITORIA como seu labor, devem rever suas estratégias e planejamento, já que representa uma técnica utilizada por profissionais que buscam veracidades junto aos controles e nas Demonstrações Contábeis e Financeiras, para que possam atestar em relatórios ou parecer o resultado de sua avaliação.

A simples aferição de documentação, check list, sistema de confirmação externa, aferição do planejamento com a realidade dos fatos, cronograma de atividade securitizada por departamentos, expedição do histórico das Certidões Negativas, a avaliação de ativos e passivos, inclusive as Receitas, Custos e Despesas, a adoção dos princípios atuais, o exame de aferições legais, o ROI – Retorno Operacional de Investimento, seus resultados positivos, nulos, ou negativos, as justificativas nas Notas Explicativas, e demais atividades, precisam de um adendo diferenciado que deve ser o uso da INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL, para facilitar a sincronia e comparação dos fatos examinados e considerando os fatos extrínsecos que afetaram sensivelmente os resultados.

CAPACITAÇÃO E QUALIFICAÇÃO

Observo com bastante atenção a formação profissional do auditor no Brasil e no Exterior, e isso representa um diferencial de grande relevância no processo de aplicação dessa atividade, inclusive na área privada e na pública.

Na área privada, o profissional de auditoria deve ter a liberdade de se aprofundar em seu cronograma e planejamento especifico por atividade e outras peculiaridades, haja vista, que muitas empresas de diversos portes e tamanhos, inclusive de formas, sofreram diante da instabilidade econômica motivada por diversos fatos dentre eles a pandemia.

Em igualdade de condições, encontramos a área pública, que tiveram um orçamento bastante apertado, para tentar realizar seus programas e ainda manter suas atividades, haja vista que muitas dessas buscaram elevar suas receitas através de estratégias assim como geriram suas despesas com sincronia racional e obediências aos preceitos legais.

Obstante aos fatos derivados dessa atividade (auditoria), o profissional deve está qualificado e capacitado diante da evolução dos fatos, pois sabemos que os vivaldinos e espertalhões hão de buscar ações e atitudes que possam parecer legais, mas visão outros fins, haja vista que 2022 é um ano eleitoreiro de poucos recursos.

A aplicação de um sistema de QDT (Quadro de Distribuição de Tarefas) analisando o tempo, os recursos, e os resultados precisam de avaliação ful time dos gestores de auditorias, pois seu RH (Recurso Humano) deve externar qualidade.

Observamos que muitas empresas fecharam suas portas, outras se transformaram buscando menor impacto tributário, outras buscaram modificar suas formas, se dividindo, se agregando, ou comprando empresas no prejuízo para tentar nebular a ausência de documentação em ações de desembolso afetando seriamente o seu Fluxo de Caixa, e ainda aquelas com transações de exportação/importação que sabem da logística e do hiato temporal do auditor, e ainda aquelas com operações de consignações transferências, assistência técnica, permuta, acondicionamento, e demais operações atípicas.

A formação do profissional deve ser exemplar, desde a graduação, pós- graduação, mestrado, o conhecimento de outros idiomas, e principalmente seu know how e expertise em T I, linguagem de programação, inteligência artificial, velocidade 5G/6G, sistemas operacionais, fiscais, tributários, financeiros, patrimoniais e demais.

Hoje, são comuns, as operações de exportação e importação, formarem ações atípicas e diferenciadas, onde muitas vezes o valor da operação fica nos pais de destino, ou paga através de equipamentos e máquinas de ponta, já que em maioria eles procuram reduzir custos e despesas através de investimento em tecnologia de ponta, como pano de fundo, nas rubricas de importação/ exportação em trânsito.

Montar um cronograma de atividade que possa aferir a totalidade das operações das empresas, inclusive as que envolvem liberação de recursos, máquinas e equipamentos, é de bom alvitre.

Outro fator que deve ser chamado à atenção é sua transformação, fusão, cisão, e desmembramento de atividades para redução de custos e despesas através de serviços e materiais terceirizados, em diversas áreas quer sejam na privada e principalmente nas públicas.

PRIVADAS

Enumeramos abaixo algumas observações:

- CND’s da empresa e dos diretores e gestores;

- Atualização do Capital;

- Alocação de recursos na aquisição de equipamentos;

- Serviços contratados por Pessoas Físicas e Jurídicas;

- Controle de Estoques;

- Controle de Ativos;

- Controle de Obrigações;

- Controle de compras;

- Controle de vendas;

- Aferição na D F C;

- Planejamento Estratégico

- Controle de Custos e Despesas;

- Controle no P C P;

- Controle de Importações e Exportações;

- Abertura do Capital;

- Sistemas de informática;

- Fluxo documental e operacional da empresa;

- Sistema de Vigilância, e Expedição;

- Máquinas e Equipamentos que estão em assistência técnica;

- Aferição controle das Obrigações Trabalhistas, tributárias, financeiras;

- Aferir processos de cobrança, jurídica, administrativa;

- Aferir a adoção da LGPD.

E demais;

OBS: Somente expedir relatório e parecer com comprovação dos fatos examinados, reduzindo as amostragens e se aprofundando nos exames;

As constantes transformações, fusão, cisão, devem ser observadas pela auditoria, pois em determinados fatos há sempre fatos passiveis de aferição.

PÚBLICAS

Assim como a privada, devemos ser mais atentos às atividades internas e externas das públicas, pois muitos gestores no afã de atender fornecedores e superiores se declinam a ações e “atitudes diferenciadas”, por dependência de diversos fatores;

- Comissão de Processo Licitatório;

- Contratação de Licitantes;

- Contratação de Terceirizados;

- Pagamento de Materiais e Serviços contratados;

- Aferição da Folha de Pagamento;

- Remuneração dos servidores;

- Afeição in loco de aquisição de máquinas, equipamentos e materiais;

- Controle de bens Patrimoniais;

- Controle de materiais de consumo;

- Aferição do Orçamento com a Contabilidade;

- Aferição do Planejamento com a Contabilidade;

- Sistema de Controle Operacional;

- Contratação de locais de Reuniões;

- Controle de atendimento de Aliados;

- Aferir Empresas que participam das Licitações;

- Varredura no nome de gestores públicos através da IA;

- Utilizar o sistema para aferir Empresas, Sócios e Proprietários com os Gestores Públicos;

- Aferir LRF junto ao processo de aprovação nos Tribunais;

- Acessar o relatório de consistência dos auditores anteriores;

- Aferir todos os contratos de valores aviltantes;

- Observar as Empresas dominantes no Estado e Município;

- Aferir Contas Bancárias com Contratados e Fornecedores;

- Aferir a adoção da LGPD.

E demais.

OBS: O auditor interno e/ou externo deve sempre buscar o diferencial que muitas vezes, está nas informações externas, principalmente oriundos dos aliados e indicados.

Sugiro especialmente observar os aditivos de majoração de preços e prazos na aquisição de materiais e serviços, aproveitando a dispensa da licitação motivada pela urgência, pois geralmente nesse momento surgem diversos oportunistas e vivaldinos que podem aproveitar essa “porta”.

CONCLUSÃO

Sabemos que muitos processos precisam ser aferidos e analisados em toda sua essência, assim como sabemos que muitos assistentes de auditorias e até mesmo auditores não tem recursos ou conhecimento da importância do uso da Inteligência Artificial em seu labor, muitos não percebem o alcance do Machine Learning, Deep Learning, Rede Neural, Data Mining, Informações e dados in the cloud, e demais fatos que podem ser aferidos, por puro desconhecimento do estudo da TI em sua formação e labor.

Muitos não conseguem elaborar um pequeno Baty, Stream ou programa auxiliar que possa aferir e localizar as informações em toda rede neural existente, se limitando a busca documental, não visualiza a importância de informações e dados na grande rede.

Como grande parte das empresas privadas e públicas possuem sistemas abertos e utilizam o armazenamento nas nuvens, sem proteção determinada por lei, LGPD, a auditoria deve aproveitar para buscar a veracidade dos fatos em confronto com a documentação proba e licita.

Não há duvidas que essa pandemia reduziu o faturamento das empresas em sua maioria, e principalmente as públicas com o orçamento bastante reduzido, todas sem exceção, tem graves fragilidades de controle das informações, e esse fato deve ser elencado em relatório das auditorias.

Não sabem que podem através das linguagens Python, SQL, Orange, Java Script, elaborar um subsistema e subtrair informações valorosas para o seu labor, mas para isso se faz necessário o conhecimento do idioma Inglês, Codificação e conhecimento da informação específica do sistema que deseja filtrar.

Outro fato que chamo atenção é a inserção de empresas estrangeiras que buscam participar nas empresas brasileiras, pois sugiro observar o Retorno Operacional desses Investimentos, com especial atenção.

Enquanto fizermos só o convencional atendendo os Gestores, a auditoria não evolui daí podemos entender o número de auditores e de empresas de auditoria existente, acredito que nos falta celeridade, transparência, seriedade, e principalmente a existência de valores e princípios, que ainda existe nas relações, mas a I A deverá cuidadosamente demonstrar sua importância nessa atividade.

Peço desculpas ao leitor e todas as Pessoas Físicas e Jurídicas que se sentiram afetados pelos escritos, mas diante dos fatos existentes a busca da eficiência nos cobra posturas diferenciadas.

AUTOR: Elenito Elias da Costa, um profissional diferenciado.